A temporada de 2025 está marcada por uma inovação histórica na NASCAR: pela primeira vez, os pilotos passam a disputar pontos pela volta mais rápida em cada prova. Com a iniciativa Fastest Lap da Xfinity, o piloto que registrar a volta mais rápida em uma corrida recebe um ponto extra, elevando o máximo possível de pontos por etapa para 61 – ou 71, no caso da tradicional Coca-Cola 600. Como ficou evidente nos playoffs do ano passado, cada ponto pode ser decisivo na briga pelo título.
Estratégia e Estatísticas da Volta Mais Rápida
Um ponto interessante para acompanhar ao longo do ano é a relação entre quem faz a volta mais rápida e quem vence a corrida. Até 20 de julho, já foram disputadas 56 etapas somando as três principais divisões da NASCAR em 2025.
Desses 56 vencedores, apenas 12 também garantiram o ponto bônus da volta mais rápida. Entre os pilotos que atingiram o limite máximo de pontos (vitória geral, vitórias nos dois estágios e volta mais rápida) estão nomes como Kyle Larson – que conseguiu o feito na etapa da Cup em Kansas e também na Xfinity em Bristol –, Justin Allgaier na Xfinity em Nashville, além de Corey Heim nas provas da Truck Series em Charlotte e Lime Rock Park.
O levantamento dos pilotos que conquistaram o ponto extra, junto com as velocidades atingidas, está disponível e será atualizado semanalmente, contemplando todas as corridas das séries Cup, Xfinity e Craftsman Truck realizadas no ano.
Pausa da Corrida de Rua de Chicago e Planos para 2027
A NASCAR anunciou que a famosa Chicago Street Race não fará parte do calendário da Cup Series em 2026, mas já existem negociações para que a prova volte em 2027. O principal motivo para a pausa foi um desacordo entre a prefeitura de Chicago e a organização da NASCAR sobre a data do evento. A cidade queria que a corrida não coincidisse mais com as festividades do 4 de Julho, o que não foi possível ajustar para a próxima temporada.
Em comunicado oficial, Julie Giese, presidente da Chicago Street Race, destacou que a decisão foi tomada para que seja possível trabalhar em conjunto com a administração local e outros líderes comunitários na busca de uma nova data, além de aprimorar a logística do evento e fortalecer a presença da NASCAR na comunidade local. O objetivo é que a corrida retorne em 2027, proporcionando uma experiência ainda mais rica para moradores e turistas, com programação ajustada, montagem mais ágil do circuito e novas atrações para o público.
De acordo com a carta enviada ao prefeito Brandon Johnson, as duas primeiras edições da Chicago Street Race movimentaram cerca de US$ 236 milhões na economia local. Já as transmissões da NBC nesses anos geraram um valor estimado de US$ 67 milhões em exposição internacional para Chicago.
Futuro da NASCAR em Illinois: Avaliação de Retorno a Chicagoland
Apesar da pausa na corrida de rua, a NASCAR pode não ficar ausente do estado de Illinois em 2026. Segundo informações do Sports Business Journal, a entidade avalia o retorno ao tradicional Chicagoland Speedway, um circuito oval de 1,5 milha que esteve fora do calendário desde 2021. O motivo principal da saída foi a previsibilidade das corridas no traçado, mas a nova geração de carros da Cup Series trouxe corridas mais disputadas em pistas intermediárias, reacendendo o interesse em reintegrar o circuito ao calendário da NASCAR.