Surgimento de Associações, Federações e Confederações marcam o Airsoft Brasileiro

0
1136
Surgimento de Associações, Federações e Confederações Marcam o Airsoft Brasileiro
munição para airsoft honor code

 

O airsoft em inúmeros aspectos é um esporte único, suas características sociais e humanas refletem os valores morais e éticos que nossa sociedade está inserida, refletindo os costumes, os valores e até mesmo nossa individualidade. No Brasil, por exemplo, o esporte em geral evoluiu, tornando-se um fenômeno sociocultural, graças à capacidade do praticante agir colaborativamente com a construção do esporte. Sua evolução foi acompanhada com o surgimento de um comercio pulsante, desenvolvimento tecnológico e qualitativo dos materiais esportivos, além da criação de equipes, ligas, associações, federações, e recentemente, a elaboração de uma confederação.

Aspectos mostram em linhas gerais, que o esporte se tornou algo incrivelmente transformador, conectando inúmeros praticantes espalhados pelo país, desenvolvendo sua função educacional, deixando de lado questões meramente mercadológicas. Nesse sentido, não podemos negligenciar o caráter social do esporte, como uma manifestação cultural da sociedade.

Conectar pessoas, com segurança através de atividades recreativas esportivas, como o airsoft, é o objetivo básico dos eventos pelo Brasil. Essa experiência humana coletiva não existe sem a diversificação de eventos e modalidades, mas deve ser acompanhada de responsabilidade pelos organizadores, para que aspecto como o da segurança não seja negligenciado e sua principal característica, a diversão, entretenimento e educativa, sejam mantidos.

Ao aproximar cada vez mais um número maior de pessoas as adversidades crescem, surgindo opositores à prática do esporte. Neste norte devemos enfrentar em graduações maiores ou menores as dificuldades com a experiência de esportes que passaram por situações semelhantes, como, por exemplo, o jiu-jitsu, que na década de 1980 sofria com o preconceito midiático e hoje é um fenômeno social e esportivo.

O surgimento de ligas, associações, federações ou até mesmo de uma confederação deve ser visto com cautela e atenção por parte de todos os praticantes, podendo esconder armadilhas devido à ausência de debate, em alguns casos. É por meio de nossas escolhas que construímos um esporte, a criação de algumas entidades, como exemplificado acima, indica boa vontade dos envolvidos, que buscam representar os praticantes em um momento que a cautela deve ser observada para não prejudicar o esporte, sendo necessário um profundo conhecimento jurídico e social afim de evitar erros que possam influenciar negativamente a evolução do airsoft.

Se para muitos esportes, o sonho em ter regras claras já é uma realidade, no airsoft o trabalho envolvendo tal processo ainda é um caminho para se alcançar. Quando pensamos em um caminho, os obstáculos são transpostos com maior facilidade qando caminhamos juntos, por isso todos os passos devem ser dados com transparência e participação da comunidade de praticantes, para que toda manifestação livre e consciente seja determinante para evolução do esporte.

Acima entrevista promovida pelo youtuber Douglas Sniper sobre o cenário do Airsoft no Brasil (Fonte: YouTube).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Informe o Código para Comentar *