Supressores e Silenciadores no Airsoft: Funcionam Mesmo?

1
3047
Supressor Airsoft
munição para airsoft honor code

Ao navegar pelos infinitos grupos de airsoft do qual faço parte no whatsapp, me deparei com cada vez mais imagens de supressores (ou silenciadores) sendo oferecidos pelos mais diversos valores. Começando pelos usados supressores fakes (não funcionais) mais baratinhos até chegarmos aos os supressores funcionais zero. Mas, será que eles funcionam mesmo no airsoft?

Consultei o armeiro de airsoft Tony de Souza, da Paraíba sobre os supressores que encontramos no mercado desenvolvidos para o nosso esporte.

Para que serve um supressor?

Um supressor pode ter duas funcionalidades. a primeira é para “abafar” o som, como vemos em filmes na TV, serve para silenciar o som do disparo, suprimindo o ar no cano da arma, dando origem vem o nome Supressor. A segunda função é estética, pois muda a cara de seu rifle ou pistola.

Existem algumas outras funções que veremos detalhadamente quando especificarmos o Supressor Não Funcional e o Supressor Funcional:

supressor-fake

Supressores Não Funcionais

Servem basicamente para customizar esteticamente a arma. Mas também pode servir para prolongamento de cano. Por exemplo, o padrão de cano M4 é de 363 mm. Mas ai você compra um cano 400 mm ou um pouco maior e não quer usar um prolongador de cano. Então, você pode colocar um supressor fake para esconder este prolongamento de cano.

supressor-funcionalSupressores Funcionais

Diferentemente do que alguns podem pensar, o supressor funcional realmente funciona em AEGs. O som do disparo, terá uma pequena diferença ocasionada pela “supressão” do ar quando a BB sair do cano. Porém, nosso armeiro consultado fala que se tratando de AEGs, este som abafado não fará muita diferença, já que a maior parte do ruído emitido em um disparo é ocasionado pelo gearbox. Você pode aré fazer algumas melhorias na cabeça do cilindro, pistão, etc. Mas mesmo assim a parte mecânica da AEG será responsável pela maior parte do som emitido.

O maior ganho mesmo, ou perda de som no caso, seria em rifles para snipers. Quando você aciona o sistema de disparo pelo gatilho, ela faz o alívio (tira a pressão do pistão), acelera, bate e joga o ar para frente. Logo, a maior parte do som emitido é quando a BB sai do cano do rifle. Neste caso sim, um supressor funcional terá uma “utilidade maior”.

sniper-supressorTony também ressalva que quanto maior a distância com relação ao alvo, menor será a percepção do som. Logo, se você é um sniper e dispara em um alvo a 50m ou mais utilizando um supressor funcional, pode ficar tranquilo que sua posição deverá estar bem guardada.

Nota: Se você for utilizar um supressor, garanta que ele tenha a ponteira laranja como determina a lei.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Informe o Código para Comentar *