Todo esporte tem regras, sejam elas de segurança ou de prática, o Airsoft também tem as suas. Ainda mais por ser um esporte que pode a qualquer descuido causar danos físicos irreparáveis.

Regras de segurança básicas do Airsoft

  1. Nunca apareça com seu marcador de Airsoft em público;
  2. Não pinte a ponta, a lei exige que ela seja laranja ou vermelho vivo;
  3. Use um case para transportar sua marcadora Airsoft, sempre com a nota fiscal;
  4. Não atire ou mire nos outros em hipótese alguma;
  5. Siga sempre a lei;
  6. Avise os vizinhos que está jogando e se possível, avise a polícia que ocorrerá um evento de Airsoft em tal localidade quando for realiza-lo;
  7. Proteção ocular deve ser usada o tempo todo;
  8. Remova bateria e magazine quando seu marcador de Airsoft não estiver em uso;
  9. Deixe o seletor de tiro sempre no safe e sem magazine (arma fria);
  10. Dedo fora do gatilho o tempo todo e só coloque no gatilho quando for atirar no alvo;
  11. Trate a AEG/GBB como uma arma de fogo.

As imagens aqui apresentadas foram retiradas do manual de segurança da Tokyo Marui o texto foi adaptado e acrescido de pontos considerados importantes pela airsoftactionqgairsoft.

Tomamos a liberdade de ajustar termos e alterar alguns pontos para publicar em nosso site, para que de forma lúdica e simples reforce vários dos tópicos listados acima.

w01SEMPRE USE PROTEÇÃO NOS OLHOS.
Quando você for usar um marcador de Airsoft, observe se todos os presentes estão usando proteção nos olhos. Nunca dispare um marcador de Airsoft quando houver pessoas sem proteção, pois mesmo se você não estiver mirando em alguém, existe a possibilidade de ricochete.

Pessoas ou animais não

NUNCA ATIRE NA DIREÇÃO DE PESSOA OU ANIMAL.
Nunca dispare um marcador de Airsoft contra uma pessoa ou animal, nem use-os como alvos. Deixe seu marcador de Airsoft sempre com a tampa protetora quando não estiver em uma partida e só dispare contra alguém quando esta pessoa estiver na mesma situação que você, ou seja, participando de um jogo.

w03NUNCA USE SEU MARCADOR DE AIRSOFT PARA BRINCADEIRAS.
Nunca use um marcador de Airsoft para brincadeiras de mau gosto, para pregar peça em alguém ou ainda como acessório de uma fantasia, atirar em pessoas ou danificar propriedade alheia pode lhe causar prejuízos e problemas com as autoridades locais, então seja responsável e use seu marcador de Airsoft de forma inteligente.

w04

SEMPRE USE TAMPA PROTETORA NO FLASH HIDER.
Sempre deixe seu marcador de Airsoft com a tampa protetora quando não estiver usando, desta forma você evita acidentes e ainda protege seu cano contra a poeira.
LEMBRE-SE: Nunca dispare com a tampa protetora, você pode danificar a seu marcador de Airsoft.

w05

NUNCA OLHE DENTRO DO CANO.
Um disparo acidental pode lhe custar a visão, então olhar para dentro do cano é extremamente perigoso, mesmo você tendo certeza que não há nenhuma bolinha em seu marcador de Airsoft, não olhe para o cano.
Muitos acidentes ocorrem exatamente devido a descuido de seus usuários, então não corra o riscos.

w06EVITE PUXAR O GATILHO SEM NECESSIDADE.
Você pode causar um acidente, nunca coloque o dedo no gatilho a menos que você vá disparar, muitos acidentes ocorrem por falta de atenção, sendo assim, quando estiver com seu marcador de Airsoft, mantenha sempre atenção ao seus atos.

w07

SEMPRE MANTENHA O CANO APONTADO PARA UMA DIREÇÃO SEGURA.
Nunca direcione o cano de um marcador de Airsoft na direção de alguém, mantenha-o sempre voltado ao chão.

w08

NUNCA USE SEU MARCADOR DE AIRSOFT EM LOCAIS PÚBLICOS.
Nunca use seu marcador de Airsoft em locais públicos onde carros e pessoas possam passar ou surgir sem aviso. O uso em locais públicos não somente pode causar acidentes como problemas com as autoridades locais.

w09

SEMPRE CARREGUE SEU MARCADOR DE AIRSOFT EM UMA CAIXA OU BOLSA.
Sempre que você for transportar a seu marcador de Airsoft para algum lugar, leve-o sempre dentro de uma caixa ou bolsa, juntamente com a nota fiscal ou CII/desembaraço alfandegário. Jamais transporte um marcador de Airsoft à vista de outras pessoas, pois isto poderá gerar situações de temor perante o público desconhecedor, além de criar problemas com as autoridades locais.

w010NÃO DEIXE SEU MARCADOR DE AIRSOFT AO ALCANCE DE CRIANÇAS.
Sempre que você for guardar a seu marcador de Airsoft em casa ou qualquer outro lugar, certifique-se que você tenha colocado a tampa protetora, retirado a bateria, munição (BBs) e que ela esteja devidamente acondicionado em uma caixa ou bolsa longe do alcance de uma criança. O marcador de Airsoft não deve ser tratada como um brinquedo, por isto não a deixe perto de crianças para evitar acidentes.

w011

TOME CUIDADO POIS A SEU MARCADOR DE AIRSOFT PODE DISPARAR MESMO SEM O MAGAZINE.
É possível que mesmo após retirar o magazine de seu marcador de Airsoft, alguma bolinha tenha ficado no cano, por isto é extremamente perigoso puxar o gatilho neste momento ou ainda, como falado anteriormente, colocar o olho na frente para visualizar o interior do cano. Após retirar o carregador, direcione o cano de sua marcadora para uma direção segura ainda dentro da área de jogo e puxe o gatilho efetuando pelo menos 3 (três) disparos. Com este procedimento você evita que alguma bolinha permaneça no equipamento, mesmo assim não olhe dentro do cano.
LEMBRETE: Nunca efetue disparos na zona neutra e sempre ande com a marcadora em condição de ARMA FRIA, sem magazine.

w012SEMPRE DEIXE O SELETOR DA SEU MARCADOR NA POSIÇÃO “SAFE”.
Procedimento para guardar seu marcador de Airsoft:

  1. Coloque a tampa de proteção;
  2. posicione o seletor em “SAFE”;
  3. retire o carregador;
  4. retire a bateria.
    Com este procedimento você reduz à zero as chances de acidentes.

w013

NUNCA DEIXE SEU DEDO NO GATILHO.
Este procedimento de segurança é adotado por todas as forças militares e policiais além de atiradores. Só coloque o dedo no gatilho quando você estiver pronto para disparar, manter o dedo no gatilho pode provocar disparos indesejados caso ele seja apertado por acidente.

w014NUNCA DESMONTE SEU MARCADOR DE AIRSOFT SE NÃO SOUBER O QUE ESTÁ FAZENDO.
Existe um procedimento certo para desmontar e fazer upgrades, se você não souber como, não faça, um upgrade errado pode danificar seriamente o mecanismo interno. Antes de fazer, pesquise, pergunte ou ainda busque ajuda de quem sabe, com isto você pode evitar danos e maiores gastos financeiros.
Procure saber também os limites de FPS aceitos, para não ter um marcador de Airsoft proibida de participar de eventos.

fonte: qgairsoft.com.br

COMPARTILHE
Artigo anteriorA origem do Airsoft
Próximo artigoQuanto devo gastar para comprar meu marcador de Airsoft?
Consultor e empreendedor na área de tecnologia aplicada a publicidade e marketing, se tornou um grande entusiasta do airsoft onde desenvolveu e patenteou produtos para operadores. Hoje é Operador do WOLFPACK MILSIM SQUAD, editor da revista e sócio da Confederate Gears.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Informe o Código para Comentar *