FPS a potência no Airsoft ?

cronografo 2
Cronógrafo utilizado para aferir a potência dos marcadores de Airsoft

Os FPS não são o Santo Graal num marcador de Airsoft. Enquanto que FPS altos podem ser bons para um franco-atirador para acertar um adversário a 70 metros de distância, o jogador típico não precisará atingir alvos tão longe. Portanto, quando escolher o seu marcador de Airsoft, não se preocupe tanto com quais atualizações futuras irá adquirir, antes mesmo de ter o marcador. Um marcador com bom alcance e usando BBs de 0,20gr ou 0,25gr é um objetivo excelente a seguir. Mas tenha em mente que não precisará de um marcador com FPS altos no início. Um jogador com uma M16 a 300 FPS pode jogar imediatamente e se divertir muito mais, do que outro espera para comprar um marcador que mais tarde possa melhorar e obter um FPS mais altos!

Lunetas e miras

optics
Lunetas e miras utilizadas nos marcadores de Airsoft

Para o seu primeiro marcador de Airsoft não pense em miras antes de se deitar e se sujar de lama algumas vezes, pois elas podem se tornar uma estorvo que seria melhor deixar para mais tarde. Não adianta comprar uma luneta ruim, fixá-la na sua arma, ver que tem bom aspecto, para depois não conseguir ter uma linha de aquisição de alvo porque a máscara é muito grande ou o trilho onde a luneta está fixa está muito afastado ou porque o corpo do marcador é muito longo etc. Como é comum, no seu primeiro encontro poderá perder muito tempo tentando focar o alvo com um só olho e perder todos os outros jogadores de vista. Portanto, comece com lunetas abertas pelas quais poderá imediatamente olhar para a frente com os dois olhos abertos, ver os seus alvos e em seguida, apontar rápido. Algumas miras ópticas soltam-se com facilidade ou se não forem corretamente ajustadas a cruz não combina com o local onde a BB vai parar. Por isso, deixe os snipers usar os scopes e poupe o seu dinheiro para equipamento, BBs e para tempo de jogo. Se realmente acha que deve ter uma luneta de algum tipo, aconselho os comuns Red Dots. Estas ópticas são diferentes, ajudam na aquisição rápida de alvos e são mais baratos.

Não vamos entrar na estratégia de jogo pois é um assunto completamente diferente, mas tenha em mente que os novos jogadores tendem a desperdiçar muita munição. Faça com que os seus disparos contem, não seja um amador e evite o “spray and pray”, especialmente porque a maioria dos jogos procura limitar a munição.

É importante ser lembrado que consta no R105 (Regulamento para a Fiscalização de Produtos controlados) que equipamentos de pontaria são de controle 01, o mesmo de armas de fogo e suas munições, portanto é um tipo de produto controlado que se exige autorização de compra, apostilamento e GT para transporte.

Em resumo, lunetas são de categoria de controle 01, portanto são controladas na fabricação, utilização, importação, exportação, desembaraço alfandegário, tráfego e comércio.

Os Red dots, também chamados de miras optrônicas, são de categoria de controle 5, portanto são controlados na fabricação, utilização, importação, exportação, desembaraço alfandegário e comércio.

Carregadores

airsoft mag
Magazine ou clip utilizado nos marcadores de Airsoft

Carregadores (ou clips/mags) são recipientes que armazenam as BBs e que as empurram até o seu marcador de Airsoft. Se você é um sniper, não estará com pressa alguma e portanto não irá disparar muitas BBs, de modo que um ou dois carregadores de baixa capacidade devem ser suficiente. Lembre-se de trazer BBs extra. Se for um artilheiro de apoio, os seus carregadores terão uma quantidade de BBs considerável, mas mesmo assim convém ter vários.

O ideal é ter alguns carregadores de alta capacidade que carregam mais BBs que o normal. No entanto em MilSim estes carregadores são muito mal vistos. Alguns jogos procuram limitar as BBs que cada jogador carrega consigo, por isso também não precisará de andar com muitos carregadores consigo, exceto para efeito visual.

Acessórios

Se você comprou uma arma com Rails, tais como Picatinny ou RAS / RIS, (que são os trilhos comumente metálicos onde se encaixa acessórios) que serve como espaço para adicionar alguns extras ao seu marcador de Airsoft. Se gostar de jogar à noite, você pode anexar uma lanterna. Se não tiver bom tiro instintivo poderá anexar um Red Dot. Também pode anexar grips frontais, bipés, laser etc, por isso futuramente muita coisa pode ser adicionada ao seu marcador de Airsoft. Estes acessórios são caros? Quais os tipos de acessórios adicionais podem ser comprados e quais são os custos para estes?

acessorios
Acessórios para marcadores de Airsoft

Scopes (lunetas): Têm ampliação, zoom e números no retículo a se levar em consideração. A menos que você entenda para que estas coisas servem, elas acabaram por ser tornar inúteis muito rapidamente. Dão um bom aspecto ao marcador, mas não são eficazes a menos que usados corretamente. Tenha em mente que uma elevada capacidade de zoom nem sempre é bom. Se a sua AEG tiver pouca precisão e não conseguir ver para onde as suas BBs estão indo isso pode tornar-se muito frustrante. Além disso, poderá precisar de suportes específicos para alguns scopes ou para marcadores cujo corpo não possui rails.

Laser: O uso de laser no Brasil é proibido. O jogador que utilizar poderá enfrentar sérios problemas com a lei. Não vale a pena correr esse risco.

Lanternas: Existem lanternas a preços muito exagerados, por isso procure comprar uma Mini-Maglite ou outra lanterna, não esquecendo de comprar um suporte para anexa-la no rail. A Mini-Maglite é boa devido ao ângulo do cone ajustável e do uso de baterias padrão. Ela também se encaixa bem num suporte para scope, embora qualquer lanterna pode ser fixada com um pouco de fita isolante.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela postagem!
    Seria lega atualizar algumas informações, como por exemplo:
    Lunetas: Esse ano com a mudança das portarias do Exército, Lunetas não tem mais livre comércio, agora só podem ser adquiridas mediante apresentação do CR.
    Laser: Esse item é proibido no Brasil, precisamos parar de citar esse acessório para não haver mais procura, e o pessoal não ficar na ilegalidade.
    Abraço!

    • Henrique Pavarin, obrigado por participar da AirsoftAction Magazine. Editamos o post acrescentando informações importantes sobre a compra, venda e o transporte de lunetas e reddots além de alterar a descrição sobre laser. Não retiramos a informação do post porém, informamos que o uso no Brasil é proibido e pode acarretar problemas graves com a lei. Aguardamos mais comentários produtivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Informe o Código para Comentar *