Airsoft – PROJETO DE LEI nº 4.546 vem ai

8
16296
Airsoft PROJETO DE LEI nº 4.546, DE 2012
Airsoft PROJETO DE LEI nº 4.546, DE 2012

Você sabia que existe um projeto de Lei tramitando na CCJ da Câmara dos Deputados para regulamentação do Airsoft e paintball?

Antes de ler saiba que está é uma opinião pessoal minha, não representa a opinião da publicação ou de seus editores em sua totalidade e que o parecer da CCJ foi favorável ao projeto.

Hoje passeando pelo site da Câmara dos Deputados, um de nossos editores verificou que no dia de 26/11/2015, pode ser um marco importante ao nosso esporte, foi o dia que encerrou o prazo para emendas ao projeto de lei 4.546 de 2012 do Deputado Alexandre Leite – DEM/SP que está na CCJ da Câmara dos Deputados, talvez para alguns seja polêmico, ao meu ver após ler completamente irei soltar foguetes o dia que for aprovado.

Vendo alguns pontos dele, sei que muitos irão gritar, espernear dizer que isso é um absurdo, mas com o BÔNUS, sempre temos o ÔNUS. Acho que uma flexibilização maior seria necessária, mas o fato do projeto prever a filiação a associação, clube ou federação, (lembre-se seu time pode ser um clube de Airsoft), aliado a outros pontos, como a obrigatoriedade de óculos e mascara, liberdade de usar em todo território nacional nossos equipamentos sem medo de interpretação errônea da portaria atual, a criação de um CR específico ao esporte que pode ser mais flexível aos de arma de fogo, a possibilidade de menores federados ou associados a clubes ou associações praticarem o esporte desde que autorizados por escrito pelos pais. Já se consagra um grande avanço a nosso amado Airsoft.

Obvio que alguns vão dizer: “… eu não quero me filiar a nada que continuar do jeito que está, sem regulamentação…”. Como já ouvi muito isso pelo país a fora, mas gente, se para dirigir temos que ter habilitação, se para beber temos que ter 18 anos, para exercer uma profissão temos que cumprir certos ritos e obrigatoriedades, porque não para praticarmos nosso esporte? Acho que quanto mais organizados formos, mais flexíveis serão quem nos regulamenta, prefiro ter que ser filiado a um clube, que mais uma vez deixo a sugestão pode ser seu próprio time de Airsoft, e conseguir uma CII de forma fácil que ficar 6 a 8 meses esperando uma CII e quando sair nem existir mais o equipamento ou ter alterado o preço.

Obviamente que com isso virão as responsabilidades e quem fizer besteira com seu equipamento será penalizado, mas prefiro assim, que ver reportagens como a que comentamos outro dia, onde um promotor propõe a proibição da venda das armas de Airsoft, por total desconhecimento de como se compra uma e por achar que bandidos compram em lojas para praticar assaltos.

Quem sabe um dia cheguemos ao ponto de uma simples carteirinha de associado a uma federação, associação ou clube já seja o suficiente para liberar a compra e porte de um equipamento de CO2 nossas amadas GBB’s, igual em muitos países mundo a fora.

Leia o projeto de lei no link ao final dessa opinião, de sua opinião em comentários no site, é muito importante sabermos como cada um pensa. Se a favor pressione seu Deputado para entrar em votação logo, vamos nos adequar e praticar nosso esporte com Honra, Lealdade e Honestidade, livres de um dia algum militar acordar de mau humor e resolver proibir ou ainda de um promotor com total desconhecimento acabe por conseguir que algum juiz ponha fim em nosso esporte. Pessoas, famílias, empresas dependem da comercialização legal desses equipamentos, temos fabricantes nacionais surgindo, jovens que amam esse esporte e não podem praticar pela idade, pais que gostariam de passar finais de semana com seus filhos jogando, mas a idade deles não permite.

Sempre teremos o ônus e bônus, mas a tranquilidade e o prazer de praticar Airsoft é uma recompensa maior, que isso.

Projeto de lei na integra.

8 COMENTÁRIOS

  1. são os passos naturais para o reconhecimento do esporte acho valida a regulamentação pois assim como judo, karatê e outros esportes a criação de uma confederação e federações trás maior organização e visibilidade positiva para as equipes e acredito que facilitar a aquisição de equipamentos e facilitar o transporte destes esta é minha humilde opinião.

  2. Esse projeto de lei foi feito em parceira com lojas de airsoft e alguns particulares e previa alguns pontos muito bons, coisa que depois foi alterada pelo deputado que abraçou o projeto e fez alguns modificações. O projeto de lei em analise nao é perfeito, mas ja é alguma coisa. Infelizmente, a portaria em vigor nao é muito especifica e isso enseja muitas interpretações, fato que com a lei se quer resolver, ou pelo menos, diminuir. Agora esperamos o envio ao senado pra analise e votação!

  3. Sou a favor sim, sou proprietariado do Dos Village Hotel fazenda em Viamão.
    e minha grande válvula de escape é o airsoft um esporte de honra,
    sendo assim, se haver regras, estará cada vez mais dentro da honra respeito
    e da lei. muitos menores de idade querem jogar, mas não permitimos
    justamente por não estar dentro da lei ainda . mas aguardamos em breve acho que teremos nividades
    sou capitão PAIM dos MARAGATOS AIRSOFT TEAM RS. De Viamão RS

  4. Sou a favor também, até a palavra de Deus nós ensina que tudo tem que ser com ordem e decência. Espero como diz o guerreiro ai acima, que isso facilite a compra e o uso dos equipamentos de co2 e GBB.
    Que venha e que seje aprovado esse projeto.
    Sou o Ten. Nascimento do Gsac. Jequié Bahia.

  5. Quem precisa de lei pra brinquedo??? O que tem pra organizar, um bando de marmanjo correndo com arminha de bolinha????

    Pra mim é piada isso, gastar dinheiro público com algo q é mais inofensivo q uma faca de cozinha, que é usado por crianças mundo a fora e que não tem como comparar com carro, drogas legais ou profissão.

    O certo era retirar o que já de colog e lei em cima e que não serve pra nada, nunca deu sequer um resultado pro esporte em si

    É muito cagaço pra pouca mixaria

  6. Senhores!! Sou totalmente a favor do projeto e seu substitutivo. Todo esporte tem seu regulamento, este nao seria diferente. Que venha logo a aprovação.

  7. Esse projeto deve atender ao CIDADÃO BRASILEIRO ou seja:
    – DEVE TER TODO O DIREITO DE IMPORTAR UMA AIRSOFT OU NÃO. SE QUISER COMPRAR UMA AIRSOFT NO BRASIL, TENHO TODO DIREITO. SE QUISER IMPORTAR TAMBÉM TENHO.
    – FILIAÇÃO A ENTIDADE DE PRÁTICA DESPORTIVA É UM ABSURDO. FERE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ESSA EXIGÊNCIA. FILIAÇÃO TEM QUE SER FACULTATIVA.
    – CR DE DESPORTISTA DE JOGOS DE AÇÃO, DESDE QUE O EXÉRCITO FACILITE A EMISSÃO. O EXÉRCITO DISTRIBUI SENHAS TIPO, SÓ ATENDEMOS 20 PESSOAS POR DIA. UM ABSURDO. É UM SERVIÇO PÚBLICO E ENQUANTO ESTIVER DE PORTAS ABERTAS TEM QUE ATENDER QUEM POR LÁ APARECER.
    – E VAMOS FALAR A VERDADE: TEM LOJA E ENTIDADES QUE DESEJAM PROIBIR QUE O CIDADÃO PESSOA FÍSICA IMPORTE DO EXTERIOR, BEM COMO QUER QUE ESSA FILIAÇÃO A ENTIDADE DE PRÁTICA DESPORTIVA SEJA OBRIGATÓRIA OU SEJA, ” POUCA FARINHA MEU PIRÃO PRIMERO”…EU ENTENDO O INTERE$$E DELES. SE DEPENDER DE MIM, VOU LUTAR ATÉ DEPOIS DO FIM.
    EU JÁ IMPORTEI AIRSOFT MEDIANTE C.I.I. E ESTA DEMORA 2 MESES PRA SER EMITIDA. E MUITOS FALAM QUE NÃO PDOE, QUE É DIFICIL E ETC. TUDO PRA DOMINAREM O MERCADO.
    ESSE PAPO DE PROIBIR SOB A ALEGAÇÃO QUE DIMINUI AS VENDAS É PROVA DISSO. BAIXEM OS PREÇOS ENTÃO.
    GRAÇAS A DEUS JÁ ESTÃO SENDO CRIADAS ENTIDADES DE PRÁTICAS DESPORTIVAS CUJA FILIAÇÃO É GRATUITA, PARA ÓDIO MORTAL DAQUELES QUE PENSAM QUE VÃO FATURAR EM CIMA DO CIDADÃO COM AS ANUIDADES KKKKKK.
    LEMBRANDO QUE TODO E QUALQUER USUARIO DE ARMA DE PRESSÃO, RESPONDE NA ESFERA PENAL, CÍVEL E ADMINISTRATIVA POR QUALQUER ATO QUE VENHA A LESAR TERCEIROS. E PONTO FINAL.

  8. Sou a favor de regulamentações ao esporte , além das existentes . Este é um passo importante para os esportistas serem vistos de forma diferente perante a estas reportagens tendenciosas que as emissoras qdo não tem nada pra dizer , dispõe a um público totalmente desinformado .
    Que seja breve e claro acessível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Informe o Código para Comentar *