O Airsoft originou-se no Japão na década de 1970 apenas como tiro ao alvo e foi somente durante os anos 1980 que os marcadores de Airsoft chegaram ao Reino Unido através de uma empresa chamada LS, eram vendidas desmontadas sendo necessário remontá-las antes do uso.

1o. Evento WWII realizado no Brasil - Tomada de Montese - Reenactors.
1o. Evento WWII realizado no Brasil – Tomada de Montese – Reenactors.

Airsoft vs Softair: O Japão de 1970 serviu como o caldeirão primordial para o crescimento evolutivo dos marcadores de Airsoft, limitados por leis do pós-guerra referentes a produção de armas de fogo. O público que buscava uma forma mais ativa, mais desafiadora para dar vazão à sua agressividade e que não fosse através dos meios convencionais da época, como esportes de contato, eventos de desenhos e quadrinhos, ou se a aventurar por castelos e labirintos cheios de armadilhas, portas e pedregulhos gigantes, necessitava de uma alternativa.
De acordo com relatos históricos, Daisy, uma empresa americana conhecida por fabricar réplicas de armas, criou as primeiras armas para disparar uma munição de plástico, que no início eram conhecidas como armas de Softair Daisy (um nome que também foi usado para rotular os seus produtos e munições) e depois remodeladas como Maruzens.
Várias outras fontes menores se referiam a essas armas como “Replisoft”, “ComfortableAir” e “AirShot.”

1976 Matsushiro SS-5000
1976 Matsushiro SS-5000

Então, de onde vem o termo “Airsoft“?
O primeiro marcador de Airsoft produzido em escala foi um 7 milímetros 1976 Matsushiro SS-5000 e uma das primeiras vezes que o termo “airsoft” aparece foi na embalagem de um produto da série destacável de Masudaya marcadores de Airsoft. É difícil determinar exatamente porque ou quando o termo “Airsoft” se originou, mas o elo que faltava provavelmente vem de algum lugar entre as armas de ar americanas da década de 1950 e 1960, e as armas da Masudaya Airsoft do final dos anos 1970.

Os equipamentos de Airsoft foram projetados para simular armas reais e com o passar do tempo os marcadores de Airsoft foram evoluindo para aplicações meramente recreativas, o esporte é apreciado por todas as idades e gêneros.
Atualmente os marcadores de
Airsoft são produzidos em nível mundial, com a maioria sendo fabricada na Ásia e muitas agências militares utilizam o Airsoft para a treinos táticos e operações simuladas sejam elas Modern Warfare ou WWII, WWI.

COMPARTILHE
Artigo anteriorO Que é Airsoft ?
Próximo artigoRegras de segurança no Airsoft
Consultor e empreendedor na área de tecnologia aplicada a publicidade e marketing, se tornou um grande entusiasta do airsoft onde desenvolveu e patenteou produtos para operadores. Hoje é Operador do WOLFPACK MILSIM SQUAD, editor da revista e sócio da Confederate Gears.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Informe o Código para Comentar *